domingo, 6 de novembro de 2011

Introdução a Fusos Horários

Você deve estar se perguntando o que são Fusos Horários.

Os Fusos horários 
(Clique na imagem para ampliar)

   Fusos horários são linhas imaginárias que dividem a terra em 24 faixas idênticas com um espaço de 15° entre cada uma.

   São convenções geográficas que tem como objetivo conciliar “o que vemos” com o que aparece no relógio. Por exemplo, onde moramos costuma anoitecer por volta das 18h sendo assim, o relógio precisa marcar 18h próximo ao por do sol.

   Obs: Uma vez que cada hora equivale a 15°, é possível perceber que cada 1° equivale a 4 minutos.

   Então vamos ver alguns conceitos importantes:

   - Meridianos:



   Meridianos são linhas circulares que cortam a terra em partes iguais encontrando-se sempre em seus dois pólos.

   - O Meridiano de Greenwich:


   O Meridiano de Greenwich (ou meridiano de origem) é a linha imaginária que corta o Fuso 0. Foi definido como referência da hora oficial, ou hora GMT (Greenwich Meridian Time) na chamada Conferência do Meridiano.
O meridiano passa pelo Observatório Real em Greenwich no arredores de Londres  Inglaterra.

   Lembrando que em 1986 a hora GMT pelo padrão UTC – Universal Time Coordinated que é uma mensuração baseada em padrões atômicos ao invés da rotação da terra.



O Observatório Real e a linha que marca
o local exato de divisão do Fuso 0º.


- A Linha Internacional da Data:


    É a linha que acompanha o meridiano de origem (180°) atravessando o oceano pacífico, sendo definido por convenção como a linha que marca a mudança de data civil. Sendo necessário, ao passar por ela, modificar a data baseado no ponto de partida e o sentido, a leste para o dia anterior, e a oeste para o dia seguinte.







Sabendo disso...
·
 E agora? Como calcular a hora no planeta?

         Os fusos são contados de 0 a 180º para leste ou oeste do Meridiano de Origem. Para cada 15º a leste as horas aumentam e para oeste diminuem. Ou seja para calcular a hora em qualquer lugar do mundo, deve-se conhecer o meridiano na qual ela está situada e seu sentido (leste ou oeste).

   Exemplo: São Paulo está no fuso 45° Oeste. Isso significa que a hora local em São Paulo será sempre 3 horas a menos que na cidade Inglesa. No calculo deve ser levado em conta a ocorrência ou não do horário de verão.


   Como Funciona o Horário de Verão?

   O horário de Verão é uma medida de economia de energia utilizada por muitos outros países além do Brasil. Uma vez que nessa época do ano os dias são mais longos que as noites, costumam-se adiantar aos relógios para aproveitar mais a energia solar e diminuir o consumo elétrico. Porém em lugares muito próximos a linha do Equador não a sentido em utilizar o sistema uma vez que nessas áreas a duração do dia é praticamente igual a da noite.


   Mais espera aí! 

   Depois de estudar tudo isso você deve estar pensando que o Brasil tem mais que um fuso horário... Mais não. O nosso país (Como a China e muitos outros países) decidiram readequar o sistema de fusos horários.

   Às vezes por conta de uma grande extensão territorial (o que implica muitos fusos horários diferentes) alguns países optam por adaptar o sistema de fusos realizando mudanças para diminuir a quantidade de horários diferentes em seu território.

   Foi o que ocorreu no Brasil que deveria possuir 4 fusos horários (-5, -4, -3, -2), porém graças a uma decisão política interna os fusos -5 e -2 foram eliminados uma vez que ambos marcavam apenas uma pequena parte do território, levando o Brasil a possuir apenas os fusos -3 e -4.
 

    Antes da redução dos Fusos:



Após a Redução dos Fusos:             


Agora é só aprender com as Dicas para exercícios de Fusos Horários, e resolver os exercícios! :) 







Nenhum comentário:

Postar um comentário