segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vídeo: Resolvendo Fusos Horários

   Para finalizar o tutorial de Fusos Horários, vamos postar um vídeo com uma questão resolvida.

Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 7 horas com destino à cidade B (120°W). O vôo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?

a) 11h
b) 10 h
c) 9 h
d) 8 h
e) 2 h


    Então, chegamos ao fim de mais um capítulo cartográfico! =D
   
   Em caso de dúvidas, problemas, sugestões ou até mesmo comentários (elogios animam todos), poste um cometário! =) e não deixe de conferir nosso tutorial de Escala Cartográfica.

Até mais! =D

Exercícios Resolvidos de Fuso Horário

Pra facilitar os estudos, seguem exercícios resolvidos como exemplo, em caso de dúvidas, não hesite em postar um comentário! o/


1. A viagem de um empresário de Santiago (Chile) a Roma (Itália) está organizada da seguinte forma:

- Sai de Santiago (75° de longitude oeste) às 6 horas do dia 2 de janeiro de 2005 e faz escala em São Paulo (45° de longitude oeste), no Brasil, após quatro horas de viagem.

- Depois de uma escala de 2 horas, decola com destino a Roma (15° de longitude leste), durando 10 horas a viagem.

Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas alternativas a seguir.

( ) O avião chega a São Paulo às 14 horas do dia 2 de janeiro de 2005.
( ) O avião chega a Roma às 6 horas do dia 3 de janeiro de 2005.
( ) A diferença de horário entre Santiago e Roma é de 6 horas.
( ) A diferença de horário entre Santiago e São Paulo é de 2 horas.

A seqüência correta é
a) V - F - V - F.
b) V - V - V - F.
c) F - F - F - V.
d) F - F - V - V.
e) V - V - F - V.

Resolução:
(Clique na imagem para ampliar)

Resposta: letra D

2. Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus - AM. A duração do vôo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.
a) 22 h do sábado.
b) 23 h do sábado.
c) 01 h do domingo.
d) 10 h do domingo.
e) 12 h do domingo.

(Clique na imagem para ampliar)

Resposta: letra B

3. Um grupo de pesquisadores partiu de Brasília às 08 horas, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o vôo durou 08 horas, os pesquisadores chegaram a São Francisco às: 

a) 23 horas.
b) 16 horas.
c) 13 horas.
d) 11 horas.

(Clique na imagem para ampliar)


4. Os EUA é um país muito grande. Em Nova York são 14h. Qual o horário de Los Angeles que está 4 fusos horários para oeste? E No Texas que está 2 fusos horários para oeste de Nova York?

(Clique na imagem para ampliar)

Agora é só praticar ^^

domingo, 6 de novembro de 2011

Tutorial : dicas para resolver exercícios de Fusos Horários


Como resolver exercícios de Fuso Horário:

Resolver exercícios de fusos requer mais interpretação do que cálculos complicados (organize-se!), mas se você lembrar das seguintes dicas fica ainda mais fácil:
     
      1)      Grife as Longitudes das cidades pedidas

   É sempre Bom grifar as informações de longitude para evitar confusões:

Ex: Buenos Aires, a 60°W
      Trípole, a 15° E

      2)      Lembre-se das indicações de sentido

   É bom lembrar que na maior parte dos exercícios de Fuso a longitude contada de Greenwich para oeste é representada por W (West) e para leste é representada por E (East).

      3)      Organize as informações em esboços

   Uma vez que as questões de Fuso no geral envolvem o posicionamento de determinados pontos em relação a Greenwich é sempre bom fazer esboços marcando os pontos  dos meridianos de 15 em 15° assim ficará mais fácil se situar em relação a posição das informações pedidas.

      4)      Mantenha os cálculos organizados

   E claro, pra facilitar a leitura dos e a organização do raciocínio é sempre bom manter os cálculos organizados evitando erros ou possíveis confusões com os números.

Agora é dar uma lida nos exercícios resolvidos de Fuso Horário e mandar ver nas atividades! =D

Introdução a Fusos Horários

Você deve estar se perguntando o que são Fusos Horários.

Os Fusos horários 
(Clique na imagem para ampliar)

   Fusos horários são linhas imaginárias que dividem a terra em 24 faixas idênticas com um espaço de 15° entre cada uma.

   São convenções geográficas que tem como objetivo conciliar “o que vemos” com o que aparece no relógio. Por exemplo, onde moramos costuma anoitecer por volta das 18h sendo assim, o relógio precisa marcar 18h próximo ao por do sol.

   Obs: Uma vez que cada hora equivale a 15°, é possível perceber que cada 1° equivale a 4 minutos.

   Então vamos ver alguns conceitos importantes:

   - Meridianos:



   Meridianos são linhas circulares que cortam a terra em partes iguais encontrando-se sempre em seus dois pólos.

   - O Meridiano de Greenwich:


   O Meridiano de Greenwich (ou meridiano de origem) é a linha imaginária que corta o Fuso 0. Foi definido como referência da hora oficial, ou hora GMT (Greenwich Meridian Time) na chamada Conferência do Meridiano.
O meridiano passa pelo Observatório Real em Greenwich no arredores de Londres  Inglaterra.

   Lembrando que em 1986 a hora GMT pelo padrão UTC – Universal Time Coordinated que é uma mensuração baseada em padrões atômicos ao invés da rotação da terra.



O Observatório Real e a linha que marca
o local exato de divisão do Fuso 0º.


- A Linha Internacional da Data:


    É a linha que acompanha o meridiano de origem (180°) atravessando o oceano pacífico, sendo definido por convenção como a linha que marca a mudança de data civil. Sendo necessário, ao passar por ela, modificar a data baseado no ponto de partida e o sentido, a leste para o dia anterior, e a oeste para o dia seguinte.







Sabendo disso...
·
 E agora? Como calcular a hora no planeta?

         Os fusos são contados de 0 a 180º para leste ou oeste do Meridiano de Origem. Para cada 15º a leste as horas aumentam e para oeste diminuem. Ou seja para calcular a hora em qualquer lugar do mundo, deve-se conhecer o meridiano na qual ela está situada e seu sentido (leste ou oeste).

   Exemplo: São Paulo está no fuso 45° Oeste. Isso significa que a hora local em São Paulo será sempre 3 horas a menos que na cidade Inglesa. No calculo deve ser levado em conta a ocorrência ou não do horário de verão.


   Como Funciona o Horário de Verão?

   O horário de Verão é uma medida de economia de energia utilizada por muitos outros países além do Brasil. Uma vez que nessa época do ano os dias são mais longos que as noites, costumam-se adiantar aos relógios para aproveitar mais a energia solar e diminuir o consumo elétrico. Porém em lugares muito próximos a linha do Equador não a sentido em utilizar o sistema uma vez que nessas áreas a duração do dia é praticamente igual a da noite.


   Mais espera aí! 

   Depois de estudar tudo isso você deve estar pensando que o Brasil tem mais que um fuso horário... Mais não. O nosso país (Como a China e muitos outros países) decidiram readequar o sistema de fusos horários.

   Às vezes por conta de uma grande extensão territorial (o que implica muitos fusos horários diferentes) alguns países optam por adaptar o sistema de fusos realizando mudanças para diminuir a quantidade de horários diferentes em seu território.

   Foi o que ocorreu no Brasil que deveria possuir 4 fusos horários (-5, -4, -3, -2), porém graças a uma decisão política interna os fusos -5 e -2 foram eliminados uma vez que ambos marcavam apenas uma pequena parte do território, levando o Brasil a possuir apenas os fusos -3 e -4.
 

    Antes da redução dos Fusos:



Após a Redução dos Fusos:             


Agora é só aprender com as Dicas para exercícios de Fusos Horários, e resolver os exercícios! :) 







Vídeo: resolvendo Escala

   Para finalizar o tutorial de Escala, vamos postar um vídeo com uma questão resolvida.

"Imagine a seguinte situação: você está no início de uma avenida e quer ir a um escritório no final dela. Trata-se de uma avenida longa, e pela planta da cidade você quer saber exatamente quantos metros terá que andar. Você descobre que nessa planta a escala é 1 : 5.000, a avenida ocupa no mapa 16 cm, e portanto, você deverá caminhar":

a) 10 m
b) 500 m
c) 160 m
d) 800 m
e) 1.600 m



Finalizando, em caso de dúvidas, problemas, sugestões ou até mesmo comentários (elogios animam todos), poste um cometário! =) e não deixe de visitar nosso tutorial de Fusos Horários.


Até mais. =D

Para pensar um pouco: Escala.

   Como vimos, grande parte dos exercícios podem ser resolvidos utilizando a regra de três simples. Porém algumas vezes uma boa interpretação e alguns conhecimentos básicos são suficientes, evitando cálculos desnecessários.

    Vamos resolver o exemplo abaixo:

"Em um mapa da Região Metropolitana de Curitiba, na escala 1:250.000, uma das pistas da rodovia BR-116 aparece desenhada com um milímetro de largura. A partir dessa informação, é correto afirmar":

 
A)
A largura da pista é de 20 m.
B)
A largura da pista é de 15 m.
C)
A largura da pista é de 25 m.
D)
A representação da rodovia com um milímetro de largura, num mapa na escala 1:250.000, está de acordo com a largura real da rodovia.
E)
Trata-se de uma questão de generalização cartográfica e nesse caso o desenho da rodovia não obedece à relação de escala.


   Muitos poderiam simplesmente calcular a largura da rodovia, desnecessário nesse caso. Por quê?

   Atente-se na palavra MAPA e LARGURA. Nas questões anteriores, quando utilizávamos informações de mapas, nós sempre calculávamos a DISTÂNCIA, mas nenhuma delas nos pedia a largura. E isso não é por acaso.

   Um mapa  satisfaz plenamente o cálculo de distâncias, mas não de larguras de avenidas ou ruas. Lembra que comentamos que em alguns casos a escala tornava alguns acidentes cartográficos imperceptíveis? O cartógrafo então decidiu generalizar o tamanho, já que a escala de um mapa é pequena e, portanto, os detalhes são insuficientes para o cálculo da largura. 

   Então qual tipo de representação é mais detalhada que um mapa? Plantas. E não são aquelas que estão na praça mais próxima de sua casa. Plantas em Geografia são similares a plantas de casas que você já deve ter visto, ou então no famoso Google Maps quando você aproxima bastante a imagem. 

  Compare o nível de detalhes entre mapas e plantas:


Mapa

 

   
 




 Perceba que a escala é pequena (maior denominador) que a da planta.







Planta





 Maior nível de detalhes (mais aproximado / maior escala).






Portanto, a resposta é a letra E.

Resolvendo problemas de Escala IV

(Mack) "Sobre um mapa, com escala 1 : 750.000, um geógrafo demarca uma reserva florestal com formato de um quadrado, apresentando 8 cm de lado. A área da reserva florestal medirá, na realidade": 

a) 3,6 km²
b) 36 km²
c) 360 km²
d) 3.600 km²
e) 36.000 km²

   Mais uma vez: se temos a escala e o valor do lado medido no mapa, podemos calcular quanto mede o lado do quadrado na realidade.

  
(Clique na imagem para ampliar) 


   Agora com o lado em km, preparamos a regra de três, descobrindo então a medida do lado na realidade. Como ele pede a área, basta elevar a medida do lado ao quadrado. 

(Clique na imagem para ampliar)

   Resposta: letra D

sábado, 5 de novembro de 2011

Escala: Exercícios para Fixação

Segue abaixo algumas sugestões de exercícios. Em caso de dúvidas, não hesite em postar um comentário! =) 

(UEMS) Questão 1: Sobre a cartografia é incorreto afirmar que:

A - o bom uso da linguagem cartográfica compreende a capacidade de entendimento dossímbolos utilizados na representação dos fenômenos geográficos.
B - a indicação da escala utilizada é indispensável para a leitura adequada de produtoscartográficos.
C - o traçado de curvas de nível, ou isoípsas, é um dos recursos cartográficos utilizados pararepresentar o relevo terrestre.
D - na projeção cartográfica de Mercator, a superfície terrestre é representada sobre um coneimaginário.
E - quanto menor a escala de uma representação cartográfica, menores serão os detalhes decada fenômeno representado.
_______________

(UECE) Questão 2: Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto.
 
A - A realização de mapeamentos temáticos muito detalhados requer a utilização de produtosde sensoriamento remoto de alta resolução e com grandes escalas.
B - Escalas como 1:1.000.000 e 1:500.000 são muito adequadas para a cartografia de detalhe,especialmente de áreas urbanas.
C - O relevo, os solos e a vegetação são cartograficamente representados, nesta ordem, nosmapas geológicos, geomorfológicos e biogeográficos.
D - Em um mapa, construído na escala 1:250.000, uma distância linear de 7,5 cm corresponde a uma distância real de 18,75 km lineares.
_______________

(UFG/GO) Questão 3: Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Dentre eles, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem:
A - a localização de um fenômeno na superfície terrestre.
B - a apresentação da superfície esférica no plano.
C - os diferentes fusos horários no globo.
D - a identificação dos diferentes hemisférios terrestres.
E - o nível de detalhe das informações apresentadas
_______________

 Questão 4: Leia as afirmativas que seguem e assinale a correta:
A - A escala numérica é representada por uma linha reta dividida em partes iguais.
B - A escala 1:50.000 é maior que a escala de 1:250.000.
C - Na escala de 1:500.000, a área representada foi reduzida 50 mil vezes.
D - As escalas podem ser numéricas ou geográficas.
E - Na escala de 1:100.000, 1 cm no mapa vale 100 km no terreno.35
_______________

(UEA/AM) Questão 5: O mapa é uma redução do espaço real. Para garantir fidelidade às dimensões do espaço mapeado, é utilizada uma relação constante entre a distância real e adistância representada no mapa – a escala.A distância em linha reta, no mapa, entre Manaus e Tabatinga é de 12 cm.Sabendo-se que a escala é de 1:10.000.000, a distância real entre as duas cidades é de:

A - 12km.
B - 120km.
C - 1.200km.
D - 12.000km.
E - 120.000km.
_______________

(UNEMAT/MT) Questão 6: Sobre a Cartografia, instrumento de leitura e representação da realidade evidenciada noespaço geográfico considere as seguintes proposições.

I – A rede de paralelos e meridianos sobre o qual desenhamos um mapa constitui o quechamamos de projeção cartográfica, responsáveis por manter a distância, a forma e os ângulos da área representada.
II – Na construção de um mapa, escala e legenda funcionam como elementos acessórios,necessários, portanto, apenas nos mapas gerais, cujas informações abordam conteúdosvariados como aspectos físico e sócio-econômicos.
III – A aerofotogrametria, o sensoriamento remoto e o geoprocessamento são exemplos derecursos utilizados pela cartografia, e foram amplamente utilizados pela famosa Escola deSagres na época das grandes navegações.
IV– Em um mapa cuja escala é de 1:100000, a realidade do espaço representado foi reduzida100 mil vezes, dessa forma, 1 cm no mapa equivale a 1 km na realidade.Analisando as proposições acima, pode-se afirmar que estão CORRETAS:

A - I e II
B - I e III
C - II e IV
D - Apenas a III
E - I e IV
_______________

(UEMS) Questão 7: Qual a distância real em linha reta entre a cidade A e a cidade B,sabendo-se que em um mapa de escala 1:1 500 000 essas duas cidades ficam a 3 cm uma da outra? 

A - 150 km 
B - 15 km
C - 450 km
D - 4500 km
E - 45 km



GABARITO: questão 1: D    -questão 2: A     - questão 3: E             - questão 4: B       - questão 5: C       -questão 6: E   - questão 7: E

Resolvendo problemas de Escala III


"Escala gráfica, segundo Vesentini e Vlach (1996, p. 50) “é aquela que expressa diretamente os valores da realidade mapeada num gráfico situado na parte inferior de um mapa”. Nesse sentido, considerando que a escala de um mapa está representada como 1:25.000 e que duas cidades, A e B, nesse mapa, estão distantes, entre si, 5cm, a distância real entre essas cidades é de":

a) 25.000 m
b) 1.250 m
c) 12.500 m
d) 500 m
e) 250 m

   Se temos o valor da escala e o valor da distância das duas cidades no mapa, podemos calcular a distância real. 
 
   Perceba: o enunciado não citou a unidade, mas diferentemente das questões anteriores, respondidas com cm para a distância no mapa e km para distância real, as alternativas estão todas em metros e, portanto, devemos converter em metros no final.

   Para facilitar o cálculo, convertemos a distância real em metros para assim concluir a regra de três.



(Clique na imagem para ampliar) 


   Obs: Em uma das questões anteriores foi dito que não podíamos dividir unidades diferentes. No caso da multiplicação, é permitido sim.
   

Resolvendo problemas de Escala II


"Temos uma planta de uma sala de aula sem escala. Nesta planta as janelas estão representadas com 1 cm, mas sabemos que na realidade medem 3 metros. Qual a escala?"

   Nunca esqueça a fórmula de Escala, é ela quem servirá de base grande parte dos exercícios.

Relembrando: 

E = escala
d = medida no papel
D = medida real

Temos: E = d / D

   Observe que temos o valor de d e D, podemos então calcular a escala.

   Lembre-se: Escala está SEMPRE expressa em CM.

   Então, é necessário transformar 3 m em cm, para assim calcular a escala. 

   Assim: 

(Clique na imagem para ampliar)


Resolvendo problemas de Escala I

   A partir deste post selecionaremos algumas questões já resolvidas para melhor entendimento do assunto.

   "Em um mapa de escala 1 : 250.000, queremos assinalar uma localidade K que se encontra situada  3 km  a Norte da localidade A".

   Dica:  antes de começar a formar a regra de três, sempre analise as informações citadas.

  Observe que o problema nos informa a escala e a distância real. Conclui-se que o que se pede é a distância no mapa.


  Sendo 1 cm = 250.000 cm, quantos cm no mapa é igual a 3 km?

  Lembre-se: 3 km = 300.000 cm. Essa conversão facilitará no cálculo (perceba que a regra de três formada nos leva a uma divisão, sendo então necessária a conversão para igualar as unidades, pois não podemos dividir unidades diferentes).
             (Clique na imagem para ampliar)

Tutorial: dicas para resolver exercícios de Escala.

Como resolver exercícios de Escala

   A escala indica a relação existente entre a distância que separa dois pontos em um mapa e a correspondente distância na realidade. Este tutorial ensina como resolver exercícios relacionados à escala de um modo simples e efetivo, utilizando diversos exemplos para facilitar a compreensão.


1 - Sempre tenha em mente que 1 km = 100.000 cm. São cinco zeros para serem trabalhados.

2 - Grande parte dos exercícios de Escala podem ser resolvidos simplesmente utilizando a regra de três simples.

3 - Se o exercício quiser a distância real em KM e sua resposta estiver em CM, basta cortar os 5 zeros ou a depender do número, mover a vírgula 5 casas para a esquerda. 

EX= 250.000 cm = 2,5 km.

4 - Se a resposta pedir a distância no mapa em CM e sua resposta estiver em KM, basta acrescentar 5 zeros ao número ou a depender do número, mover a vírgula 5 casas para a direita. 

EX =

5 - Muitos exercícios não deixam claro em que unidade devemos dar a resposta, então utilize as alternativas a seu favor! Elas é que te darão a dica se devemos dar a resposta em cm, km, entre outros.

6- Muitas pessoas tendem a confundir na hora de converter cm em km e vice-versa. Então desenhe a tabela de medidas! Visualizar pode tornar o cálculo mais seguro. 



7 - Reúna todas as informações que o problema cita escrevendo logo abaixo. Isso pode facilitar o raciocínio e auxiliar na formação da regra de três simples.


Então agora para aplicar essas dicas, vamos fazer um exercício de Escala.  

   "Temos um mapa com escala 1 : 250.000. Nesse mapa as localidades A e B estão separadas 4 cm. Qual a distância que as separa na realidade?"


   Observe que o problema nos oferece a escala e a distância entre ambas as cidades no mapa. Ele quer o distância real entre ambas. 

    Prepare a regra de três. 

(Clique na imagem para ampliar)


Introdução à Escala


- Introdução:  

O que torna possível a eficiência de um mapa em sua representação?

 

          Um mapa projeta determinada área de forma que todas as suas características sejam preservadas o melhor possível. Porém, essa representação não é possível em tamanho real, sendo necessária a redução de suas proporções.

Essa proporção é denominada ESCALA.

* Obs: Algumas vezes a escala torna um determinado acidente geográfico imperceptível. A solução é o uso de símbolos cartográficos.
 
- Definição: 


Escala é a relação entre a medida representada no papel e a medida real.


Sendo: 
E = escala 
d = medida no papel 
D = medida real 
 Temos:



Lembre-se que na escala a medida está sempre em cm!


            
                      
         2 - Gráficas: